A proposta do Colégio Connexus considera o aluno como um ser social com características próprias, que devem ser valorizadas a fim de possibilitar sua autonomia, criatividade, responsabilidade, criticidade, espírito de colaboração e solidariedade com os demais.
Em nossa prática pedagógica proporcionamos estímulos dos mais variados a fim de que o aluno seja capaz de desenvolver suas potencialidades, superar suas limitações, compreender o mundo que o rodeia, fazer novas descobertas e ampliar seu conhecimento, em um processo de aprendizagem em que o aluno atua de forma ativa, crítica e criativa.
O sucesso do aprendizado depende de muitos fatores, associados à escola, ao próprio aluno e à sua família, que devem atuar de forma colaborativa. O aluno do Colégio Connexus tem direito a uma educação de qualidade, mas tem o dever de estudar. O aluno deve estabelecer desde os primeiros anos de sua vida escolar um compromisso com os estudos e conscientizar-se que aprender requer, dentre outros fatores, responsabilidade, dedicação e esforço. O aluno deve empenhar-se muito ao ato de aprender, pois o saber é uma das principais riquezas que conquistamos na vida.
O Connexus incentiva o progresso contínuo de seus alunos, propicia-lhes apoio para superarem suas dificuldades e exerce sobre os alunos uma cobrança construtiva com rigor pedagógico. O aluno é incentivado e cobrado a desenvolver bons hábitos de estudo e a realizar as atividades escolares com pontualidade, organização e capricho, adquirindo desde cedo o hábito de “fazer bem feito”.
A aprendizagem dos conteúdos é consolidada por meio de um conjunto adequado de exercícios de fixação em sala de aula, tarefas para casa diárias e listas de exercícios complementares bimestrais (CONNEXTRAS).
No Colégio Connexus os alunos realizam trabalhos escolares de diversos tipos, individualmente ou em grupo, para que desenvolvam habilidades e sejam avaliados de forma mais ampla. Dentre a diversidade de trabalhos desenvolvidos pelos alunos citamos: produções de texto, relatórios de pesquisa, murais, maquetes, projetos de informática, exposição oral, entrevistas, etc.
No Connexus, as atividades realizadas pelos alunos nos cadernos, livros, etc. devem ser corrigidas pelos professores mediante recolhimento periódico do material. A autocorreção em sala de aula também é utilizada como recurso pedagógico para auxiliar a aprendizagem.
As turmas no Connexus têm número reduzido de alunos, o que permite conhecer e acompanhar os alunos de forma próxima, tanto do ponto de vista pedagógico como comportamental.